top of page

Fonte: Apresentação Semana da Água do prof. Paulo Hiroshi Yoshizane

Como podemos conferir no quadro abaixo, apesar de 32% menor que o índice de 2011, o ano passado teve precipitação de chuva similar aos dos últimos 17 anos:

O  problema da captação de água é sua distribuição, pois somente 3% da água do planeta é doce e dessa parte, muito é inutilizável como a das geleiras. Boa parte está no subterrâneo, onde há perigos de danos ambientais para sua extração:

Dessa água, a maior parte dela é usada na agricultura:

Para melhor uso dessa água na agricultura é aconselhável:

Consumo de água em São Paulo

 

 

Nesse quadro podemos conferir que a região de Piracicaba é uma das que mais consomem água no estado de São Paulo, por conta de ser uma região com alta produção agrícola:

A crise veio em boa hora

Professor da Unicamp e mestre em agronomia, Hiroshi Paulo Yoshizane, 60, acredita que a crise hídrica, ao contrário de ser somente um malefício, veio em boa hora por vários fatores: "Digo que veio em boa hora, por conscientizar a população que é tempo de buscar novas tecnologias, manejos corretos e principalmente com novos hábitos e costumes".

 

Ele comenta que houve crescimento econômico e social do brasileiro, fomentado pelo próprio governo federal, com isenção ou redução de impostos, que por um tempo elevaram o poder aquisitivo, fazendo o povo consumir mais produtos agrícolas. Com milhares de ofertas nas distribuidoras, tanto no atacado como no varejo, começou o desperdício.

 

Por isso, a crise botou uma interrogação sobre a disponibilidade de recursos para obter alimentos.

 

Impactos da irrigação

Hiroshi diz que existem muitos impactos da irrigação, mas que eles provém principalmente da falta de incentivo aos pequenos produtores e também na cultura dos agricultores, que herdam os sistemas de manejo dos produtores mais antigos (costumes de pai para filho).

 

Para isso, o licenciamento ou outorga dos recursos hídricos é muito importante. A evolução tecnológica dos equipamentos e também a filogenética (estudo do material genético para se obter organismos com características desejadas), gerando variedades mais resistentes à seca, são essenciais.

 

Chuvas

A falta de água não está ligada muito a falta de chuvas, e sim ao manejo dos recursos e sistemas de captação. Como podemos ver no mapa, o Brasil é um dos países com maior índice pluviométrico (volume de precipitação das chuvas):

 

 

 

 

bottom of page